sexta-feira, 16 de setembro de 2011

APIMENTADA CORÉIA (by Arthur Duarte)

Na noite de ontem, tivemos uma experiência privilegiada. O confrade Chang brindou-nos com a autêntica (e apimentada) cozinha coreana. Tudo estava perfeito, sabores diferentes e comidas marcantes, na entrada e na saída, além de uma fartura de bebidas, desde a exótica cachaça coreana (um pouco mais suave do que o conhecido saquê), passando pela vodka, vinho, whisky e três tipos de cervejas artesanais. 
De entrada, foi apresentada uma tábua com dois tipos de queijos (um salgado e outro cremoso), pães, além de uma linguiça picante feita especialmente para o evento pelo confrade Chang.
Depois de pronta a comida, resolvemos nos sentar para apreciarmos as especiarias, onde recebemos uma breve aula do confrade sobre a culinária coreana e a realização de cada prato. Houve o destaque para o arroz especial com diversos grãos, e para o Kimchi, alimentos que devem estar presentes em todas as refeições. Mas, evidentemente, esse tipo de culinária não se limita a isso, já que pudemos observar que estão presentes sabores dos mais variados, doces, salgados, amargos, pratos quentes e frios. Cabe uma referência: o Kimchi é o prato mais cotidiano da Coréia, e para o nosso evento ele foi preparado com legumes como couve chinesa, pimentão, alho, folhas, pasta de pimenta (é a ideia do chucrute, onde há a eliminação dos gases, mas muito mais temperado, pelo que se pode observar). Historicamente, essa conserva era preparada no inverno, para ajudar as famílias a enfrentar o frio, e dizem que é tão imprescindível nas refeições que até no café da manhã ele pode ser visto nas mesas coreanas.
Para apimentar mais a noite, diversos molhos, com temperos dos mais variados, completavam a experiência gastronômica da noite.
Vamos lá! Como tempero e complemento das fatias de barriga de porco (que foi cozida no vinho, com shoyo, gengibre e alho), foram apresentados alguns molhos. O primeiro deles era de camarão, com pimenta, cebolinha, alho, semente de gergelim. Imperdível! É esse aqui da foto ao lado.
Outro que foi servido foi um molho de folha de gergelim em conserva de molho shoyo, cebolinha, alho, pimentinha e cebola.
Barriga de Porco
Gochu Jan e Takuan
Kimchi
Cubos de Picanha de Porco
com Peras Caramelizadas
 Além disso, foi também apresentado um molho à base de Gochu Jan (lê-se "gotiujan"), vinagre, açucar para diminuir a acidez e alho esmagado para acentuar o sabor.
Como guarnição o nabo em conserva japonês levemente adocicado (Takuan), muito bom, e um alívio diante de tanta pimenta!
Além disso, foram servidos cubos de picanha de porco com molho Gochu Jan e peras caramelizadas, estas sendo utilizadas para diminuir a picância do prato.
E, para finalizar, uma massa com um molho escuro, com pedaços de carne cortadas ao método brunoise, bastante encorpado e com uma apresentação espetacular. 
De sobremesa, o convidado de honra (Renato), trouxe cup cakes produzidos pela empresa Um Sonho de Cup Cake (umsonhodecupcake@hotmail.com ou fone: 51.33882253). Fantásticos!!!
De mais a mais, repetimos um encontro cheio de boa comida, farta bebida, muitas risadas e histórias pra contar, além dos novos sabores experimentados.